domingo, 3 de maio de 2009

15 Picos - Pico da Nevosa

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Dia 10/o5 decidimos iniciar a nossa nova aposta pelo 2º ponto mais alto de Portugal Continental...Saimos com a esperança de um bom dia para caminhar. Ao iniciar a caminhada na Ermida do Xurés o tempo estava instavel, mas sem chuva o que era optimo para os nossos objectivos...Cerca de 3horas de caminho e os 8 Caminheiros estavam a chegar ás Minas das Sombras onde a chuva ja caía...Depois do farnel e de a chuva abrandar o grupo separou-se alguns regressaram a Ermida do Xurés e 3 resistentes foram então tentar alcançar os objectivos a que se propuseram...Depois de uma pequena dificuldade logo á saida das Minas das Sombras tivemos de nos desviar um pouco da rota devido aos Garranos Selvagens que nao pareciam muito amistosos e em vez de seguirmos directamente para o Pico da Nevosa fomos ao Pico de Carris onde tinhamos uma vista muito bonita sobre a lagoa e onde também suspeitamos do que nos esperava pelas nuvens que teimavam em aproximar-se...
Depois de descermos lá fomos então a procura do ponto mais alto da zona...Aqui tivemos um pequeno precalço, pois pela Carta do Exército a Garganta das Negras parece o ponto mais alto, mas trata-se de uma desfazamento topografico que confunde um pouco no meio de tanta serra...Uma vista impressionante...Quando descemos começaram as verdadeiras dificudades, fomos assolados por uma chuva intensa, granizo e um nevoeiro cerrado que não permitia vislumbrar a Capela de S. João, o ponto de referência mais importante para quem atravessa para Pitões das Júnias, seguindo então um pouco ás cegas subindo e descendo as montanhas que nos apareciam pela frente tentando seguir em linha recta em direcção á Capela...Quando o nevoeiro deu tréguas e depois de subirmos mais um pico para nos orientarmos lá descobrimos a Capela ao longe e continuamos debaixo de chuva que teimava em não nos deixar...Chegando ao Monte S. João todos ensopados ainda tivemos de subir aqueles rochedos todos para chegar a Capela, onde vimos depois um mapa que marcava um trilho até Pitões, foi por ele que seguimos até finalizar a nossa caminhada no restaurante D. Pedro de Pitões onde os outros Caminheiros e a Posta ja esperavam por nós...

Os resistentes foram:
- Al Capone
- Bolinha
- Pe Grande

e também:
- Calimero
- Carochinha
- Speedy
- Silvia ( falta o baptismo)
- Quim

Ficam aqui também as fotos da nossa aventura

JB disse...

Valentes!!!

Se não metesse agua com certeza que não seria o verdadeiro Geres...
Fico contente pelos novos elementos, são sem duvida de valor acrescido, e pelo que vi sentem o verdadeiro espírito dos “SEM ROTA” fico também a aguardar a minha vez, só eu sei o que sinto, é um misto de revolta e coragem. Há forças negativas a impedir a minha travessia :) Mas nem que vã só, hei-de alcançar esse objectivo... Amelias not allowed!!! (sem ofensas... não me entendam mal ok :) )

Manix... Valente mesmo...

Pé Grande disse...

Impressionante...
É a palavra que melhor descreve aquela travesia...Tanto pelas dificuldades, como pelas vistas esta travessia é algo que aconselho a todos os Caminheiros com alguma experiência...
De salientar o facto de ser a primeira vez que me senti assolado pelas forças da Natureza, em que se o mau tempo não desse tréguas a travessia iria ser impossivel e talvez tivesssemos de regressar ou mesmo arranjar um abrigo lá pelo meio...
Deixo um palavra de apreço a todos os participantes especialmente ao Al Capone (que nunca nos deixa ficar mal) e ao Bolinha (já tinha saudades de caminhar ao teu lado)...E ainda ao meu Manix Bi-Mochila que pareçe coberto pelo manto de neblina quando tenta a travessia (mas sozinho não te deixamos ir)

No Mercy

Anônimo disse...

Impressionante:
Mais uma travessia, desta vês de terras de Noestros Ermanos Espanhóis, para Pitões. Desta vês fomos por outro sitio escolhido pelo Bolinha (este elemento e novo e é de valor, és muito bem vindo). Das três esta travessia foi a mais dura, pois o tempo mão deu tréguas.O AMIGÃO Bi Mochila esta com muito azar, a sempre algum contratempo contra ele. AMIGÃO sozinho não vais, marca dia e hora e o Al Capone te acompanha sempre.
Carlos Navega (Al Capone)

JB disse...

Boas people!

É por estas “declarações de solidariedade “ que são especiais....

Então se não houver nada de contrario (indisponibilidade de alguém, tempo, ou doença :) ) fica para dia 10/06/2009... Até la vou arranjar motorista para nos ir levar e buscar.