sábado, 3 de abril de 2010

Travessia da Peneda - Soajo

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Pois é...Mais uma Grande Rota que nos propusemos a fazer, mas desta vez as coisas não correram como planeado...
O objectivo era completarmos os 77km do trajecto em 2 dias, mas havia sempre um dia de reserva caso as coisas se tornassem complicadas...
Saímos 6ª de manhã, 2 caminheiros já batidos nestas andanças e um novo membro que se decidiu juntar a nós nesta actividade, o tempo estava molhado, nada que não estivéssemos habituados, mas que para este percurso não iria facilitar nada as coisas...
A primeira jornada ficou marcada por vários contratempos...Desde logo a chuva que caía não nos permitia progredir no terreno como gostaríamos, o mau estado de conservação do trilho em certas zonas complicava ainda mais essa progressão, pois com troncos, mato e zonas alagadas o simples exercício de avançar 10 metros tornava-se um autentico numero de acrobacias de circo...
Seguimos caminho...Nada há muito a salientar a não ser algumas zonas mal marcadas, mas nada que não se resolvesse...
O caminho é duro...Muito duro aliás e após 25km chegamos á Peneda...O objectivo dos 38,5km por dia estava claramente impossível de alcançar, mas não íamos ficar por aqui...Decidimos então subir a Sr.ª da Peneda...Fui uma ascensão bastante dura, e o tempo continuava imperial...Ao chegarmos ao topo a chuva parou mas o vento não dava tréguas e a noite caiu sobre nós...Era impossível passar ali a noite e tivemos de continuar...Vislumbramos luzes do outro lado da serra e apenas com as nossas lanternas a iluminar o caminho seguimos as marcas e atravessámos um rio da forma mais acrobática possível até chegarmos á Branda que tínhamos visto...Foi sem duvida uma decisão sensata seguir até lá pois demos com uma casa com quartos numerados, portas abertas, uma cama á disposição, casa-de-banho, lareira, fogão com gás, água fria e luz...Não havia ninguém a quem perguntar se poderíamos usufruir daquelas condições, mas como parecia um abrigo de montanha decidimos pernoitar por lá...
Após uma noite gelada lá fora e de merecido descanso lá dentro partimos para a 2ª jornada...
Ao longe notava-se o branco nos pontos mais altos das serras...A chuva não dava tréguas e o percurso não parava de subir...Quanto mais altos estávamos maior era o frio e a chuva passava já a granizo que magoava as mãos e a cara quando batia...aos 1000m de altitude apareceu a neve...Um espectáculo lindo de se ver, só ir até ali e ver aquele manto branco já valia a pena, mas tínhamos de continuar e a neve não facilitava as coisas pois além de dificultar o andamento, cobria as marcas do trilho...O que safa é que normalmente nestes pontos altos há mariolas para nos podermos orientar...Já na descida a massa de água que corria pelos rios e trilhos fazia com que os nossos pés andassem constantemente dentro de água, também, o tempo no Gerês é tão instável que passamos de neve para um calor que até apetecia andar e manga curta e como tal a neve derretia e corria serra a baixo sem piedade...Já depois de almoço decidimos tirar os impermeáveis pois o sol brilhava, mas mais uma vez o S. Pedro atraiçoou-nos, voltou a cair chuva com força e conseguimos apanhar neve aos 900m. Já naquela que se veio a revelar a ultima descida do percurso notamos que o nosso mais recente membro estava com problemas de locomoção e já ia a fazer um esforço enorme...Como tal decidimos abortar o último dia de caminhada, pois não íamos abandonar ninguém numa aldeola perdida no Gerês em prol de acabarmos o trilho...Após grande esforço chegamos a Sistelo e acabamos a actividade por ali com a promessa de voltar com tempo mais seco e fazer o percurso na sua totalidade...

Fica aqui uma palavra para o Vítor que teve a sua primeira experiência connosco...Convenhamos que provavelmente não era bem isto que ele esperava mas mais do que cumprir objectivos o nosso grupo rege-se pela amizade e entreajuda...Logo, Ninguém é deixado para trás...
Esperamos que esta actividade não te tenha desmotivado, pois contamos contigo para as muitas que se irão seguir...

Fica também aqui uma palavra ao Bi-Mochila que anda com azar...Essa maré há-de passar e ainda há muitas caminhadas para fazer e já sabes que pelo menos 2 companheiros tens para fazeres os percursos que ficaram para trás...

Os resistentes:
- Al Capone
- Passo Curto ( foste baptizado Vítor )